LA fusão de um monólito é causada por um excesso de combustível que entra na linha de escape. O combustível queima no catalisador / FAP, e a temperatura aumenta a tal ponto que a estrutura interna de cerâmica derrete.
O catalisador pode então ficar vermelho e superaquecer.
Um dano externo devido ao choque do catalisador / FAP com um objeto na estrada ou ao passar por uma lombada pode quebrar o monólito. Os sinais são, portanto, arranhões ou amassados no catalisador / DPF.
Um aperto excessivo pode causar a quebra dos suportes de fixação ou até das soldas. O uso de parafusos padrão quando são necessários parafusos com molas pode causar vibrações excessivas, o que pode resultar na quebra do monólito. O uso de juntas desgastadas também pode levar aos mesmos problemas. Por isso, recomendamos o uso de um kit novo ao montar o catalisador.
Massa de vedação não deve ser usada antes do catalisador. De fato, a massa endurece, e fragmentos podem se soltar, entrando em combustão no catalisador. O monólito, então, se deteriorará gradualmente.
Muitas quebras de catalisadores são causadas por um motor que não funciona corretamente.
Um problema comum é uma mistura incorreta de ar e gasolina, ou velas de ignição sujas, fios danificados ou a desincronização do sistema de ignição, que impedem a combustão completa da gasolina no cilindro. Nesse caso, a gasolina pode se infiltrar no sistema de escape e inflamar ao entrar em contato com o catalisador. Isso causa superaquecimento da peça e pode derreter a cerâmica catalítica.