Falhas do catalisador e DPF



Desgaste natural / Poluição

  • A vida útil média de um catalisador é de 150.000 km quando não é afetado por um mau funcionamento do motor.
    Após essa quilometragem, o catalisador pode não conseguir mais converter os gases de escape, e o veículo pode não passar no controle de poluição. Será então necessário substituí-lo.

  • A vida útil média de um FAP varia de acordo com o fabricante. Assim como o catalisador, o FAP é uma peça de desgaste que deverá ser substituída durante a manutenção do seu veículo. É necessário trocá-lo quando não puder mais se regenerar.
  • Obstrução

  • Um depósito de fuligem (hidrocarboneto) no monólito do catalisador impede que os metais preciosos entrem em contato com os gases. Os gases não podem mais ser convertidos, e o veículo não passará no controle de poluição. Esse depósito também pode obstruir a cerâmica de forma parcial ou total, causando perda de potência, superaquecimento ou desgaste prematuro dos componentes do motor.

  • O filtro de partículas pode se obstruir se tiver atingido sua vida útil máxima, mas também se a combustão do veículo não for ideal (problema de ignição, válvula EGR, sondas, injeção, etc.). Nesse caso, será necessário resolver o problema de combustão do veículo antes de substituir o filtro de partículas.
  • Fusão - Catalisador / DPF fundido

    LA fusão de um monólito é causada por um excesso de combustível que entra na linha de escape. O combustível queima no catalisador / FAP, e a temperatura aumenta a tal ponto que a estrutura interna de cerâmica derrete.
    O catalisador pode então ficar vermelho e superaquecer.

    Choque / corrosão

    Um dano externo devido ao choque do catalisador / FAP com um objeto na estrada ou ao passar por uma lombada pode quebrar o monólito. Os sinais são, portanto, arranhões ou amassados no catalisador / DPF.

    Problema de fixação

    Um aperto excessivo pode causar a quebra dos suportes de fixação ou até das soldas. O uso de parafusos padrão quando são necessários parafusos com molas pode causar vibrações excessivas, o que pode resultar na quebra do monólito. O uso de juntas desgastadas também pode levar aos mesmos problemas. Por isso, recomendamos o uso de um kit novo ao montar o catalisador.

    Massa de vedação

    Massa de vedação não deve ser usada antes do catalisador. De fato, a massa endurece, e fragmentos podem se soltar, entrando em combustão no catalisador. O monólito, então, se deteriorará gradualmente.

    Falha na combustão

    Muitas quebras de catalisadores são causadas por um motor que não funciona corretamente.
    Um problema comum é uma mistura incorreta de ar e gasolina, ou velas de ignição sujas, fios danificados ou a desincronização do sistema de ignição, que impedem a combustão completa da gasolina no cilindro. Nesse caso, a gasolina pode se infiltrar no sistema de escape e inflamar ao entrar em contato com o catalisador. Isso causa superaquecimento da peça e pode derreter a cerâmica catalítica.