Catalisador (Conversor catalítico)


Qual é o papel de um catalisador?


O catalisador ou conversor catalítico é um componente do sistema de escape de um automóvel. É um sistema antipoluição com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes.
LA combustão de um veículo nunca é otimizada, e substâncias tóxicas como o monóxido de carbono (CO) ou os óxidos de nitrogênio (NOX) escapam do motor.
É aí que ele entra para eliminar esses gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.
É composto por um interior poroso de cerâmica impregnado com metais preciosos (alumina, óxido de césio, paládio, rádio).
Esta estrutura interna é chamada de « colmeia ».
O catalisador é eficaz quando está quente. A temperatura muito alta (400 °C) dos gases de escape provoca um fenômeno de catalise (reação química) que elimina as substâncias nocivas. É por isso que ele é instalado diretamente na saída do motor para alcançar mais rapidamente a sua temperatura ótima de funcionamento.
Um veículo pode ser equipado com um pré-catalisador e um segundo catalisador a montante.
Fonctionnement d'un catalyseur

Os catalisadores para veículos a gasolina e a diesel são diferentes.

  • Para um motor a gasolina
  • Transforma o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos não queimados e o dióxido de nitrogênio em substâncias não poluentes.
  • Para um motor a diesel
  • Ele converte o monóxido de carbono e os hidrocarbonetos não queimados em dióxido de carbono e água. Atualmente, o catalisador está cada vez mais associado a um filtro de partículas que retém as partículas finas.
O catalisador permite eliminar cerca de 90% dos gases tóxicos, quando o veículo não apresenta falhas.

Quando trocar um catalisador?

A duração média de um catalisador é de cerca de 150.000 km, desde que não seja afetado por um mau funcionamento do motor ou um desgaste prematuro (choques, ferrugem).
Os gases não queimados devido a falhas de ignição, assim como o óleo, podem danificar o catalisador de forma irreversível.
As fugas no sistema de escape deterioram o catalisador, pois criam entradas de ar que provocam um aumento de temperatura perigoso.



Para garantir uma longevidade máxima do catalisador, a manutenção do motor deve ser irrepreensível:
  • Sistema de ignição
  • Filtro de ar
  • Sondas lambda
  • Injetores
  • Válvula EGR
  • Turbo
  • ...


Vários sinais de um catalisador danificado.

Ruído metálico ou vibrações sob o piso são causados quando a estrutura en colmeia está quebrada.

O catalisador está entupido, não permite a passagem dos gases de escape, o que causa um mau funcionamento do motor. Há uma falta de potência na aceleração e o motor pode engasgar.

Impossibilidade de passar no teste de emissões no controle técnico.



Por que mudar um catalisador?

Um catalisador defeituoso já não reduz a quantidade de gases nocivos liberados na atmosfera, fazendo com que o veículo polua e possa não cumprir as normas em uma inspeção de estrada ou em um controle técnico.

Além disso, se o catalisador estiver entupido, os gases de escape não conseguem sair livremente, fazendo com que o veículo force e perca potência."