Filtro de partículas (DPF)



Qual é o papel do DPF?

    O filtro de partículas (DPF) de um carro é um componente do sistema de escape com o objetivo de reduzir a emissão de partículas finas dos motores a diesel, que são cancerígenas para os seres humanos.
    Ele atende às normas ambientais europeias.
    O DPF filtra os gases emitidos pelo veículo. As partículas acumulam-se no componente até serem queimadas durante uma regeneração (aquecimento) acionada pela central eletrônica.
    O DPF é uma peça de desgaste com uma vida útil limitada e deve ser substituído assim como as pastilhas de freio.

Como funciona o filtro de partículas?


  • 1 - Entrada dos gases de escape no DPF
  • 2 - O filtro retém as partículas finas
  • 3 - Os gases emitidos na atmosfera são então limpos
  • 4 et 5 - Os sensores de pressão permitem determinar o nível de enchimento do DPF
  • 6 - Quando o nível de partículas acumuladas é suficiente, a central eletrônica inicia uma regeneração do DPF queimando as partículas
  • 7 - Os gases de escape emitidos são limpos e atendem às normas.

Durante a regeneração, para aumentar a temperatura dos gases de escape, um excesso de combustível é injetado no DPF, que, ao inflamar, provoca a combustão das fuligens retidas no DPF.
Em alguns fabricantes, um aditivo é injetado para melhorar esse processo, como a cerina na PSA, reduzindo a temperatura de combustão das fuligens, o que melhora a evacuação.
Fonctionnement d'un FAP

Quando substituir o filtro de partículas?

O filtro de partículas é uma peça de desgaste que deve ser substituída durante a manutenção do seu veículo. Deve ser substituído quando atingir a sua vida útil máxima, ou seja, quando não conseguir mais se regenerar.
Também pode ser necessário substituí-lo se estiver entupido devido a uma falha no motor. De fato, fuligem pode acumular-se em quantidade anormal e as regenerações podem não ser mais suficientes.


Vários sinais de um DPF entupido

  • Perda de potência
  • Luz do motor acesa
  • Funcionamento em modo degradado
  • Motor que engasga
  • ...


DPF e trajetos curtos

Muitos proprietários de veículos a diesel equipados com um DPF fazem apenas trajetos curtos. O DPF não atinge, durante esses trajetos diários, a temperatura necessária para se regenerar.
Assim, ele se suja sem conseguir se regenerar. O DPF acabará se entupindo de forma definitiva.







É possível remover o filtro de partículas?

    ecnicamente, é possível remover o filtro de partículas. Ele pode ser substituído por um simples tubo (tubo África, downpipes, etc.), ou o DPF pode ser esvaziado. No entanto, será necessário reprogramar o veículo para que a central eletrônica reconheça que não há mais DPF. Esta operação geralmente é mais cara do que a substituição da peça e pode causar problemas no motor ou no turbo..

    DPor outro lado, a remoção do DPF é estritamente proibida por lei, pois o veículo passará a emitir novamente partículas perigosas para a saúde na atmosfera..